A vibrolipo, ou vibrolipoaspiração, é uma técnica de lipoaspiração onde um dispositivo (elétrico ou mecânico) irá auxiliar o processo de retirada da gordura corporal. Neste caso, o aparelho gera um movimento de vaivém de cânulas finas, extremamente rápido, motivo pelo qual a técnica recebeu este nome. Esta ajuda é especialmente importante nos casos de lipoaspiração secundária (quando o paciente já fez uma lipoaspiração anteriormente) e o corpo pode formar áreas com fibrose, que dificultam consideravelmente a retirada de gordura.
Na área da lipoaspiração, a Clínica Athenee utiliza-se do mais moderno equipamento extremamente seguro, não permitindo que as cânulas ultrapassem a barreira da gordura (dispositivo de segurança ), impedindo assim riscos de sequelas indesejáveis.
O cirurgião pode trabalhar na camada mais profunda da pele permitindo que ocorra uma retração simétrica do local, evitando deformidades e irregularidades. O procedimento é eficaz e possibilita a retirada da gordura em até 1/3 mais rápido que o método convencional, com menor traumatismo.
Bons resultados pós-operatórios podem ser alcançados com qualquer técnica bem executada de lipoaspiração, sendo o uso destes dispositivos uma ferramenta facilitadora para o profissional. Apesar de ser uma cirurgia amplamente divulgada nas mídias sociais e dos vários métodos e tecnologias disponíveis hoje em dia, o fator mais importante para o sucesso e a segurança do procedimento continua sendo a habilidade do cirurgião plástico especialista, membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
A duração varia entre 1 e 3 horas, em função de cada caso. O pós-operatório envolve ambulatório ou uma noite de internamento . O tempo de recuperação é de uma semana para voltar ao trabalho e 2 meses para ver os resultados definitivos.
Com o avanço dos processos tecnológicos nos últimos anos na área da lipoaspiração, tornou-se possível alcançar resultados pós-operatórios surpreendentes, observando um grau elevado de satisfação entre os que se submetem ao método.
Uma vez aspirada, a gordura retirada, dificilmente retorna. Quando, porém, o peso corporal aumentar de maneira significativa, é possível que retorne um pouco de gordura na região anteriormente aspirada. É preciso considerar, no entanto, que o acúmulo gorduroso será maior se não tivesse sido realizada a Lipoaspiração.
A quantidade de gordura que se pode retirar é limitada , não devendo ultrapassar a 7% da superfície corporal. Não se pode aspirar toda a camada gordurosa de uma região do corpo, é necessário que se deixe uma quantidade adequada e uniforme de gordura. Retiramos apenas o excesso de gordura de uma determinada região. O que se diminui em quilos de peso corporal, portanto , é relativamente pouca, a finalidade é melhorar o contorno corporal e não perda de peso.
Nas mulheres, os acúmulos de gordura localizam-se em regiões determinadas geneticamente e por fatores hormonais . Nos homens, o acúmulo de gordura localizada é menos frequente; o tecido gorduroso masculino pode ser, quase que totalmente, eliminado pelos regimes alimentares e exercícios físicos. Há certas regiões, porém, em que a Lipoaspiração proporciona bons resultados também para homens : a região superior do pescoço e as laterais do abdome (“pneus”).
A ginecomastia, isto é, as mamas aumentadas de tamanho, quando de origem essencialmente gordurosa, respondem bem à Lipoaspiração. O tecido gorduroso aspirado pode ser concentrado e reinjetado no próprio paciente (Lipoescultura). Esta técnica é utilizada para atenuar, por exemplo, o sulco ao lado dos lábios ou para corrigir depressões do contorno corporal, como nádegas.
Algumas pessoas sentem-se desestimuladas à emagrecer devido ao acúmulo de gordura que não cede aos regimes e exercícios. Para esses casos, a Lipoaspiração pode funcionar como verdadeiro estímulo. O ideal é preparar-se para Lipoaspiração com exercícios físicos e regimes alimentares. A manutenção do contorno requer atenção, cuidado e até um pouco sacrifício.