

Equipamentos de última geração para cirurgias mais eficazes
A área da saúde especializada em cirurgias plásticas está sempre inovando para entregar melhores resultados ao paciente. Aliada a isso, a ciência tem lançando novas tecnologias embarcadas em equipamentos que melhoraram a funcionalidade dos dispositivos médicos, tornando-os mais precisos e eficientes. São ferramentas de última geração que, além de auxiliar os profissionais médicos cirurgiões plásticos na realização dos procedimentos, proporcionam melhores resultados e menor tempo de recuperação aos pacientes.
As Clínicas Athenee, sempre à frente no tempo, fazem uso de várias tecnologias associadas onde uma técnica complementa a outra, mas com um único objetivo - entregar melhores resultados aos pacientes, nos mais diversos procedimentos cirúrgicos, executados com uma equipe médica composta por profissionais altamente qualificados, em constante formação e especialização no Brasil e no exterior, e sempre atentos ao que há de mais inovador em tecnologias a serviço da cirurgia plástica.
Conheça as tecnologias SAFER, Vibrofit, Argo Plasma, PIEZO Ultrassônico e UGRAFT que estamos utilizando nas cirurgias de Lipoaspiração de alta definição, para resultados ainda mais satisfatórios.

A SAFER - sigla do inglês, Sound Amplification of Frequency Energy at Resonance (Amplificação Sonora de Energia de Frequência em Ressonância) é uma tecnologia de ultrassom de última geração. O SAFER utiliza ondas sonoras para quebrar as células de gordura de forma seletiva, preservando os tecidos do entorno. Um dos benefícios da técnica, é a abordagem mais delicada e personalizada, adaptando-se às diferentes necessidades de acordo com o biótipo de cada paciente.
A técnica utilizada pelo equipamento SAFER na cirurgia plástica, tem como principais vantagens os resultados mais precisos e personalizados, pois proporcionam ao cirurgião plástico maior precisão, definição e controle de contornos nos procedimentos, seja no aprimoramento de contornos abdominais, como na escultura dos flancos ou mesmo em áreas mais delicadas, como o pescoço, com excelentes resultados estéticos.
O SAFER permite a coleta de uma gordura mais pura e de melhor qualidade, ideal para procedimentos de lipoenxertia que, em muitos casos, podem ser combinadas com a lipoaspiração.
A técnica tem outros benefícios tais como: menor sangramento, menos dor e inchaços no pós-operatório. Ao diminuir o trauma, reduz também o tempo necessário para a recuperação do paciente, o que significa que, em menor espaço de tempo após a cirurgia, o paciente poderá retornar as suas atividades normais.
A combinação da tecnologia avançada SAFER e a habilidade do cirurgião plástico, são os principais marcos na evolução da cirurgia plástica a favor do melhor resultado, bem-estar e satisfação dos pacientes.
O VIBROFIT® é o aparelho de Lipoaspiração Vibratória que utiliza um motor de alto desempenho acoplado à cânulas de lipoaspiração, potencializando e intensificando os movimentos de vai e vem da lipoaspiração tradicional. Mais conforto e eficiência para a cirurgia plástica.

Imagem meramente ilustrativa – Fonte Google/out/2024
A pulsação da Cânula acoplada ao VIBROFIT®, possibilita a remoção de gordura localizada por fácil penetração no tecido adiposo, dando ao cirurgião, melhor condição tática na "escultura" do corpo.
Fonte disponível em: https://www.fagamed.com.br/produtos_vibrofit.php
Alguns dos benefícios do VIBROFIT® são o maior volume de gordura corporal aspirada por minuto, a facilidade de acesso às regiões mais afetadas durante o procedimento, maior conforto para o cirurgião plástico e para o paciente e a alta eficiência em lipoaspirações secundárias, que são aquelas realizadas no mesmo local onde já foi feita uma lipoaspiração anteriormente.

Imagem meramente ilustrativa – Fonte Google/out/2024
O uso da tecnologia VIBROFIT® nas cirurgias plásticas, proporciona um pós-operatórios com menor edema e maior retração da pele nas áreas operadas, com isso, os resultados podem ser percebidos em menor tempo e são ainda mais satisfatórios para o cirurgião plástico e o paciente.

O Argo Plasma é uma tecnologia que utiliza plasma de argônio para tratar a flacidez da pele nos procedimentos de cirurgia plástica. Por ser minimamente invasivo, feito com pequenos pontos na pele, pode ser realizado em clínicas ou hospitais por profissional médico cirurgião plástico competente.

Imagens meramente ilustrativas – Fonte Google. Outubro/2024
A tecnologia Argo Plasma funciona através de um aparelho que ioniza o gás argônio, onde durante o procedimento, o plasma é aplicado de forma controlada na área a ser tratada com o objetivo de encurtar as fibras que conectam a musculatura aproximando o músculo à pele.
O Argo Plasma auxilia na realização de procedimentos mais seguros e com menos riscos para o paciente e pode ser usado em várias partes do corpo, como abdômen, costas, papada, coxas, braços, culotes, flancos e mamas.

Imagens meramente ilustrativas – Fonte Google. Outubro/2024
O Piezo ultrassônico é o que existe de mais inovador em tecnologia para as cirurgias plásticas no nariz (Rinoplastia). Mas que também pode ser utilizado em cirurgias, como as que são feitas nas costelas para modelar os contornos da cintura.
Com o Piezo ultrassônico não existe mais a necessidade do nariz ser fraturado. A técnica é aplicada através de um aparelho cirúrgico que emite vibrações ultrassônicas de baixa frequência com a qual é possível realizar cortes ósseos precisos e controlados.

Imagens meramente ilustrativas – Fonte Google. Outubro/2024
Assista os vídeos e veja como o Piezo Ultrassônico funciona:
Além de maior tranquilidade e conforto para o cirurgião plástico, o Piezo Ultrassônico é uma ferramenta avançada que oferece benefícios significativos em termos de precisão, segurança e recuperação pós-operatória.
O Piezo ultrassônico está revolucionando os procedimentos cirúrgicos e fazendo a diferença entre as cirurgias no nariz feitas antes e na atualidade. Os cortes mais delicados, precisos e menos traumáticos, permitem maior segurança no procedimento, recuperação mais rápida e resultados estéticos superiores. É a tecnologia transformando a cirurgia plástica em puro cuidado e resultados eficientes.

Imagens meramente ilustrativas – Fonte Google. Outubro/2024
A Ugraft é uma técnica revolucionária em cirurgia plástica que utiliza ultrassom para injetar gordura nos músculos, com a finalidade de definir e aumentar a musculatura de regiões como abdômen, deltóides, peitorais, bíceps e tríceps em pacientes de ambos os sexos. É uma evolução da lipoaspiração de alta definição, também conhecida como “ High definition” (HD), considerada minimamente invasiva.
A técnica Ugraft, utiliza o ultrassom para identificar o grupo muscular a ser realçado para o enxerto de gordura do próprio paciente, nas regiões necessárias.
Resultados mais naturais e precisos, menor risco de complicações e pode ser realizada em pacientes para os quais a abdominoplastia não é recomendada.
Imagem meramente ilustrativa- Fonte Google. Jan/2025
Sempre à frente em oferecer os melhores serviços e resultados, as Clínicas Athenee apresentam mais uma aquisição que vem para garantir mais segurança e bem-estar às nossas pacientes:
O Ultrassom Portátil, permite ao cirurgião plástico, antes da realização do procedimento, ter diagnósticos por imagem mais personalizados e precisos. O equipamento é usado para examinar implantes, tratar seromas, que são acúmulos de líquido que podem surgir após cirurgias ou traumas, bloqueios e enxertos de gordura. O Ultrassom Portátil é uma tecnologia que se tornou essencial nos procedimentos em cirurgias plásticas.
Nas clínicas Athenee a combinação de todas essas tecnologias e a habilidade do cirurgião plástico, são os principais marcos na evolução da cirurgia plástica a favor dos melhores resultados, bem-estar e satisfação dos pacientes.
Acesse o vídeo e assista trechos de uma cirurgia com o *SAFER, Vibrofit e o Argoplasma
“Produzimos a Lipoaspiração de Alta Definição em 360°, esculpindo e remodelando a silhueta individual e particular de cada paciente”. (Dr. Amir El Haje)
A vibrolipo, ou vibrolipoaspiração, é uma técnica de lipoaspiração onde um dispositivo (elétrico ou mecânico) irá auxiliar o processo de retirada da gordura corporal. Neste caso, o aparelho gera um movimento de vaivém de cânulas finas, extremamente rápido, motivo pelo qual a técnica recebeu este nome. Esta ajuda é especialmente importante nos casos de lipoaspiração secundária (quando o paciente já fez uma lipoaspiração anteriormente) e o corpo pode formar áreas com fibrose, que dificultam consideravelmente a retirada de gordura.
Na área da lipoaspiração, a Clínica Athenee utiliza-se do mais moderno equipamento extremamente seguro, não permitindo que as cânulas ultrapassem a barreira da gordura (dispositivo de segurança ), impedindo assim riscos de sequelas indesejáveis.
O cirurgião pode trabalhar na camada mais profunda da pele permitindo que ocorra uma retração simétrica do local, evitando deformidades e irregularidades. O procedimento é eficaz e possibilita a retirada da gordura em até 1/3 mais rápido que o método convencional, com menor traumatismo.
Bons resultados pós-operatórios podem ser alcançados com qualquer técnica bem executada de lipoaspiração, sendo o uso destes dispositivos uma ferramenta facilitadora para o profissional. Apesar de ser uma cirurgia amplamente divulgada nas mídias sociais e dos vários métodos e tecnologias disponíveis hoje em dia, o fator mais importante para o sucesso e a segurança do procedimento continua sendo a habilidade do cirurgião plástico especialista, membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
A duração varia entre 1 e 3 horas, em função de cada caso. O pós-operatório envolve ambulatório ou uma noite de internamento . O tempo de recuperação é de uma semana para voltar ao trabalho e 2 meses para ver os resultados definitivos.
Com o avanço dos processos tecnológicos nos últimos anos na área da lipoaspiração, tornou-se possível alcançar resultados pós-operatórios surpreendentes, observando um grau elevado de satisfação entre os que se submetem ao método.
Uma vez aspirada, a gordura retirada, dificilmente retorna. Quando, porém, o peso corporal aumentar de maneira significativa, é possível que retorne um pouco de gordura na região anteriormente aspirada. É preciso considerar, no entanto, que o acúmulo gorduroso será maior se não tivesse sido realizada a Lipoaspiração.
A quantidade de gordura que se pode retirar é limitada , não devendo ultrapassar a 7% da superfície corporal. Não se pode aspirar toda a camada gordurosa de uma região do corpo, é necessário que se deixe uma quantidade adequada e uniforme de gordura. Retiramos apenas o excesso de gordura de uma determinada região. O que se diminui em quilos de peso corporal, portanto , é relativamente pouca, a finalidade é melhorar o contorno corporal e não perda de peso.
Nas mulheres, os acúmulos de gordura localizam-se em regiões determinadas geneticamente e por fatores hormonais . Nos homens, o acúmulo de gordura localizada é menos frequente; o tecido gorduroso masculino pode ser, quase que totalmente, eliminado pelos regimes alimentares e exercícios físicos. Há certas regiões, porém, em que a Lipoaspiração proporciona bons resultados também para homens : a região superior do pescoço e as laterais do abdome (“pneus”).
A ginecomastia, isto é, as mamas aumentadas de tamanho, quando de origem essencialmente gordurosa, respondem bem à Lipoaspiração. O tecido gorduroso aspirado pode ser concentrado e reinjetado no próprio paciente (Lipoescultura). Esta técnica é utilizada para atenuar, por exemplo, o sulco ao lado dos lábios ou para corrigir depressões do contorno corporal, como nádegas.
Algumas pessoas sentem-se desestimuladas à emagrecer devido ao acúmulo de gordura que não cede aos regimes e exercícios. Para esses casos, a Lipoaspiração pode funcionar como verdadeiro estímulo. O ideal é preparar-se para Lipoaspiração com exercícios físicos e regimes alimentares. A manutenção do contorno requer atenção, cuidado e até um pouco sacrifício.