O padrão de beleza ocidental tende a enaltecer pessoas com o rosto angulado e queixo bem definido. Quando essa estrutura apresenta projeção ou retração, gera insatisfação e interfere na autoestima. A mentoplastia é uma cirurgia plástica que pode proporcionar a harmonia facial.
Pessoas que apresentam problemas quanto ao posicionamento do queixo buscam soluções, tanto para uma melhoria estética quanto funcional. Por meio do procedimento cirúrgico, é possível aumentar ou diminuir a região.
Mento é o nome científico dado ao queixo — parte que envolve a mandíbula, o pescoço e o terço inferior da face. A mentoplastia (cirurgia ortognática) é um procedimento estético que visa corrigir o posicionamento dessa região.
A cirurgia pode ser dividida em:
A intervenção cirúrgica é recomendada para fins corretivos e estéticos, quando há dificuldade na mastigação ou na respiração, por meio do aumento ou da redução da região.
O procedimento só deve ser realizado após os 17 anos, quando os ossos da face já se desenvolveram o suficiente e após o uso de aparelhos nos dentes por cerca de 2 anos. Antes da cirurgia, é realizada uma análise facial, para identificar e avaliar o tipo de correção mais adequado. Em alguns casos, pode ser necessária uma associação da cirurgia do queixo a procedimentos no nariz, a fim de equilibrar as proporções faciais.
Quando ocorre um desenvolvimento ósseo menor que o normal, é necessária a inclusão de uma prótese no queixo. Para a inserção, é aplicada anestesia local — o avanço ou a retração do osso necessita de anestesia geral.
Os cortes são feitos pelo lado interno da boca, o que evita cicatriz aparente. A cirurgia para aumento do queixo demora em média 1 hora. Para o avanço ósseo, o procedimento é realizado entre 90 e 120 minutos, com alta no mesmo dia.
Para a realização da cirurgia, são aplicadas diferentes técnicas, de acordo com as necessidades específicas. As intervenções podem ser:
O porex é um material poroso que impede o surgimento de infecções, reabsorção óssea e rejeições orgânicas. Por esses motivos, é o mais utilizado na mentoplastia.
Nos 2 primeiros dias, é normal surgir um inchaço, que diminui gradativamente e desaparece entre 7 e 10 dias. Após esse período, o paciente pode retornar às atividades normais.
Dependendo do caso, é necessário o uso do aparelho nos dentes, para o realinhamento da arcada superior em relação à inferior.
Raramente a cirurgia apresenta riscos, mas podem ocorrer sangramentos na boca e no nariz e perda da sensibilidade no rosto.
Para evitar infecções ou outros problemas, é importante seguir as orientações do cirurgião plástico e tomar os medicamentos prescritos.
É preciso considerar vários fatores, como uma boa pré-avaliação médica, os materiais utilizados no procedimento e os cuidados pós-operatórios, para estimar como ficará o visual após o procedimento.
Normalmente, a mentoplastia oferece resultados satisfatórios, como a harmonização facial. O novo formato do queixo, além de melhorar o aspecto estético e funcional, também ajuda a aumentar a autoestima.
O queixo é uma das principais regiões da face que definem o formato do rosto, tendo uma importante função estética e funcional. A mentoplastia, quando precedida de análise correta e realizada por um bom cirurgião plástico, pode proporcionar uma mudança significativa na vida do paciente.