O que é Gluteoplastia?

A Gluteoplastia é a cirurgia plástica que utiliza o implante de gel de silicone associada ou não ao enxerto de gordura, para aumentar o volume do bumbum além de modelar o formato dos glúteos.

Gluteoplastia com enxerto de gordura

Essa é a modalidade mais utilizada, pois o aumento do volume do bumbum é realizado apenas com a colocação de gordura do próprio paciente.

Como é feita?

Neste caso, a gordura removida principalmente da cintura e culotes é separada e preparada para que seja colocada nas áreas com pouca projeção.

Antes disso, são retiradas as impurezas da gordura lipoaspirada para que somente células de gordura saudáveis sejam injetadas nos glúteos. O volume varia para cada situação, mas gira em torno de 300 ml em cada glúteo.

O inconveniente desta técnica é que a gordura sofre um processo de reabsorção pelo corpo, fazendo com que uma média de 30% do que foi injetado seja reabsorvida nos primeiros meses.

A gluteoplastia com gordura não é indicada para pacientes muito magras, já que estas não possuem esse tecido suficiente para uma projeção adequada do bumbum.

A lipoenxertia, como é conhecido o enxerto de gordura, possui algumas vantagens, como aparência natural, remodelagem de outras áreas com gordura em excesso na lipoaspiração e pós-operatório mais tranquilo do que o aumento com a prótese.

O procedimento é geralmente realizado com anestesia geral, mas também pode ser feito com a raquianestesia.

Como é a recuperação?

No pós-operatório, o paciente deve fazer uso de malha elástica por trinta dias e realizar drenagem linfática nas áreas de lipoaspiração para ter um melhor resultado.

Também deve-se evitar sentar por aproximadamente duas semanas, podendo ser feito com auxílio de almofadas para apoiar o peso sobre as coxas.

Gluteoplastia com prótese de silicone

Outra maneira de aumentar os glúteos é com a prótese de silicone, ainda muito temida pelas mulheres devido ao medo de parecer artificial, embora isto nos dias atuais seja um mito.

No passado, as próteses de glúteo eram colocadas acima dos músculos do bumbum, o que dava uma aparência bastante artificial, no entanto, nos dias de hoje, elas são inseridas no espaço intramuscular, ficando cobertas por ele e nada aparentes, com isso teremos um resultado mais natural.

Como é feita?

As próteses de glúteo são colocadas por um corte no sulco entre os dois glúteos e a cirurgia demora em torno de uma a duas horas. O volume colocado varia de acordo com cada necessidade, mas gira em torno de 300 a 400ml.

A cirurgia pode ser realizada com anestesia geral ou raquidiana, apenas em hospital e com cirurgião plástico capacitado para o procedimento.

Recuperação

O pós-operatório da prótese de glúteo é um pouco mais delicado do que o do enxerto de gordura no glúteo, pois sentar diretamente sobre as próteses podem deslocá-las. Assim, recomenda-se aproximadamente de duas a quatro semanas sem sentar diretamente sobre a região e duas semanas sem andar de salto alto.