O que é cirurgia plástica?

A cirurgia plástica é uma das mais de 50 especialidades médicas reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Por meio de avançadas técnicas cirúrgicas, seu objetivo é reconstituir alguma parte do corpo.

A cirurgia plástica pode ser de dois tipos:

Estética: tem o objetivo de melhorar a aparência do paciente. Alguns exemplos são: lipoaspiração, lifting da face, rinoplastia (plástica de nariz), etc.

Reparadora: onde o objetivo não é apenas melhorar a aparência do paciente, mas também dar a ele maior qualidade de vida por meio da correção de defeitos congênitos ou adquiridos. Correção de fenda palatina (lábio leporino), enxertos de pele em queimados ou vítimas de acidentes e reconstrução das mamas em pacientes que tiveram câncer são alguns exemplos desse tipo de cirurgia plástica.

O número de cirurgias plásticas reparadoras tem crescido nos últimos anos e passaram de 27% do total de cirurgias plásticas para 40%, de acordo com um levantamento da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – SBCP (2015).

Os motivos mais comuns para cirurgias plásticas reparadoras no Brasil foram:

Por que fazer uma cirurgia plástica?

A cirurgia plástica pode ser feita para aumentar a autoestima quando se está insatisfeito com alguma região do corpo. Além disso, em alguns casos a cirurgia plástica é feita após algum acidente, queimadura ou deformação do corpo para melhorar a aparência da região.

O que você precisa saber antes de fazer

Segurança: a regra número um

Há uma falsa ideia de simplicidade que envolve os procedimentos cirúrgicos em cirurgia plástica. Como em qualquer procedimento médico, a segurança do paciente deve sempre ser considerada como o ponto mais relevante. Segurança do paciente inicia na primeira avaliação e somente termina após a alta médica no consultório.

Antes de uma cirurgia é necessário uma investigação médica completa, que inclua testes diagnósticos.

Parte desta investigação inclui:

Recomendações cirúrgicas são bastante importantes, tais como:

No dia da cirurgia, não se esqueça do jejum:

O correto seguimento das medidas pós-operatórias também é fundamental para o sucesso da cirurgia. Lembrando sempre de seguir as recomendações relacionadas aos curativos em casa e não se expor ao sol.

A indicação do procedimento é de responsabilidade do médico. Apesar de muitas vezes o paciente desejar uma intervenção, cabe ao profissional médico por meio de seus conhecimentos, ética e diligência definir se o procedimento é pertinente. A confiança no profissional aumenta à medida que o mesmo age com sinceridade e profissionalismo.

Como escolher o profissional

Cirurgia plástica envolve muitas escolhas. A primeira e mais importante é selecionar o cirurgião em quem confiar.

Escolhendo um cirurgião membro da SBCP assegura que você selecionou um médico que:

Além da certificação de médico, procure as afiliações do cirurgião que vai escolher. A categoria de membro da SBCP insere o cirurgião dentro da elite da cirurgia plástica.

A SBCP promove educação continuada focada em cuidados aos pacientes e a procura pela segurança destes. A sociedade também oferece aos pacientes a possibilidade de conhecer os únicos profissionais qualificados a realizar a sua cirurgia plástica.

A escolha de um cirurgião qualificado é um primeiro passo na segurança de que a cirurgia pode satisfazer as suas expectativas.

Mais informações acesse: http://www2.cirurgiaplastica.org.br/

Escolha do local

Todo procedimento médico deve ser realizado em ambiente seguro. Existe legislação específica que determina os limites para a execução segura de procedimentos em diferentes ambientes, como clínicas, hospitais-dia e hospitais gerais.

O tipo de procedimento, riscos envolvidos, duração, tipo de anestesia e necessidade de pernoite, determinarão o melhor local para sua realização.

O ambiente hospitalar é, por definição, o mais seguro para a execução de qualquer procedimento médico.

Pós-cirurgia

A equipe médica e multiprofissional deve garantir ao paciente a melhor qualidade de cuidado: antes, durante e após o procedimento. Orientações pré-operatórias claras e precisas juntamente a uma adequada avaliação clínica garantem um procedimento com máxima segurança.

A cirurgia deve ser realizada em ambiente seguro, com equipe completa, monitorização do paciente, prevenção de tromboembolismo venoso e controle da dor.

No pós-operatório todas essas medidas de segurança devem ser mantidas.

O profissional cirurgião e sua equipe prestam assistência ao paciente, avaliando o resultado imediato, cuidando dos curativos e fornecendo orientações de medicação e agendamento de retornos em consultório.

Os retornos pós-operatórios são fundamentais para permitir a adequada evolução do processo de cicatrização e oferecer assim, o melhor resultado.

Quais os tipos mais realizados de cirurgia plástica?

De acordo com pesquisas, as dez cirurgias plásticas estéticas mais realizadas no Brasil são:

Conheça a segurança e os riscos antes de submeter-se a uma cirurgia plástica

Fazer uma cirurgia plástica é uma decisão pessoal. Por isso só você pode decidir se a cirurgia proposta alcançará suas metas e se as complicações e riscos são aceitáveis. O cirurgião tem a obrigação de explicar-lhe com detalhe os riscos associados à cirurgia. Por esse motivo é necessário sua autorização por escrito no termo de consentimento que contém todas as informações e esclarecimentos para assegurar um correto entendimento da cirurgia a qual você será submetido(a).

Faça perguntas

É natural sentir ansiedade, seja pela emoção/entusiasmo pelo seu novo visual ou pelo estresse pré-operatório.

A sua parceria com o cirurgião não acaba quando termina a cirurgia. A relação deve continuar, mesmo porque os resultados da maioria dos procedimentos plásticos cirúrgicos são permanentes, porém podem ocorrer mudanças com o passar do tempo. Por isto as visitas regulares de seguimento da cirurgia são muito importantes.

A evolução da cirurgia plástica nos últimos anos é incontestável. Paralelamente há uma crescente procura e consequente aumento no número quantitativo de cirurgias. O avanço tecnológico contribui para o incremento das opções a serem consideradas. Ao passo que a cirurgia plástica pode melhorar aspectos do corpo e da vida, existem riscos que não podem ser desprezados.

Certifique-se de que suas expectativas são realistas e pesquise antes de optar pela cirurgia e sempre que tiver dúvidas pergunte ao seu cirurgião e acesse: http://www2.cirurgiaplastica.org.br/