A procura por procedimentos estéticos e de saúde aumentou consideravelmente nos últimos anos, contudo, a maior preocupação de quem precisa utilizar os serviços é com a qualidade e segurança dos procedimentos realizados. Por esse motivo, reunimos as principais informações sobre cirurgias plásticas, compartilhadas por especialistas de renomada experiência.
Com uma equipe de profissionais altamente qualificados em cuidados para saúde, bem-estar e autoestima, a Clínica Athenee, disponibiliza dois endereços para maior comodidade dos clientes. A matriz se localiza no município de Rio do Sul (Alto Vale do Itajaí – SC), no complexo Almanara Medical Center. Já a filial fica em Florianópolis (SC), uma das mais belas capitais do Brasil, no 10º andar do edifício Celso Ramos Medical Center.
A fim de oferecer o melhor atendimento em procedimentos estéticos, as duas unidades prestam serviços de consulta, avaliação e tratamentos personalizados. Entre as soluções mais procuradas pelos pacientes, estão: celulite, flacidez e gordura localizada. Dessa forma, cumprimos a missão de garantir o conceito de Medicina do 3º milênio, pautado na eficiência, rapidez, conforto e o padrão ATHENEE de Qualidade.
Inicialmente é importante esclarecer que a palavra “plástica” tem origem no termo grego plastikos, que significa moldar ou modelar. Dito isso, o nome cirurgia plástica foi escolhido para conceituar a especialidade da medicina, responsável pela manipulação e movimentação de tecidos do corpo para um fim específico.
Desse modo, o procedimento pode ser dividido em reconstrutivo e estético, sendo que esse último é uma especialidade com ampla área de atuação. Entre as principais funções estão a harmonização de aspectos estéticos dos pacientes, por meio da aplicação de diversas técnicas, cada uma específica, para determinada parte do corpo.
Em primeiro lugar é preciso reforçar que a cirurgia plástica é uma decisão bastante pessoal, já que só você poderá decidir se o procedimento que pretende realizar alcançará o objetivo almejado.
Tão importante quanto a decisão inicial é a escolha pelo profissional que realizará o procedimento. O médico deve ser um cirurgião plástico, qualificado e associado da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e do Conselho Regional de Medicina (CRM), na região onde atua.
Vale lembrar que o especialista é a pessoa indicada para conceder as explicações necessárias sobre procedimentos, riscos, cuidados e expectativas de resultados em uma intervenção dessa natureza.
Para que alcance o resultado desejado, a cirurgia plástica dependerá de alguns fatores. Saiba quais são:
Estado geral de saúde e idade da (o) paciente;
Qual região do corpo será submetida ao procedimento;
A técnica que será utilizada;
Nesse sentido, é preciso esclarecer que não existe uma fórmula para todos os pacientes, já que cada pessoa reúne características únicas. Com esse pensamento, ao participar de uma consulta, converse com o cirurgião e esclareça todas as dúvidas que puder.
A maioria das pessoas revela que os motivos que as levam a procurar uma cirurgia plástica é a necessidade de se sentirem bem ao olhar no espelho. Do mesmo modo, o aumento da exposição em redes sociais e aplicativos de mensagens colaboram para a decisão.
No entanto, é importante reforçar que os resultados de um procedimento estético elevam a autoestima e influenciam o comportamento e as relações sociais dos pacientes.
Desse modo, elencamos alguns dos benefícios mais relevantes, observados por pacientes que realizaram a cirurgia plástica. Saiba quais são, a seguir:
Além de contribuir com a realização de um desejo pessoal, o fortalecimento da autoestima influencia nas diversas relações sociais e ainda, afastando sentimentos e pensamentos negativos. Um exemplo prático pode ser observado em uma pessoa que tem um nariz muito grande ou orelhas bastante abertas (chamadas de “abano”).
A insatisfação da pessoa pode ser intensificada por sensações de tristeza e angústia. Por isso, quando as condições citadas prejudicam a autoimagem do indivíduo ou impactam na forma como é visto por outras pessoas, é o momento de considerar uma harmonização facial que resolverá esse incômodo.
Um estudo realizado pela Universidade de Basel, na Suíça, revelou que 87% de um grupo de 500 pacientes entrevistados – as respondentes foram mulheres jovens e saudáveis – afirmaram que se sentiriam mais confiantes e saudáveis depois de realizarem uma cirurgia plástica. A melhor comprovação é verificada em pessoas que foram submetidas a procedimentos pós-bariátricos e de lipoescultura.
Não há como negar que o aumento da autoestima apresenta efeitos que vão além do bem-estar pessoal. A maioria dos pacientes destaca que houve aumento da atividade sexual com o parceiro ou parceira, por se sentirem mais atraentes e relaxadas.
Além disso, o estudo desenvolvido pelos pesquisadores suíços concluiu que pacientes submetidos a cirurgias plásticas bem-sucedidas, aparentam ser mais bem-humoradas e felizes. Um dos motivos é o fato de se enxergarem mais “bonita (o)s”, e a partir daí, adotarem perspectivas mais otimistas da vida e dos relacionamentos.
Os valores aplicados nos procedimentos de cirurgia plástica variam de acordo com o trabalho que será realizado, às características pessoais e a história clínica de cada paciente.
Desse modo, não existe uma tabela exata e os valores podem variar conforme a cirurgia, o tempo de permanência no hospital, a equipe envolvida, entre outros fatores.
Sendo assim, a primeira consulta com o cirurgião plástico é importante, pois será o momento de esclarecer as dúvidas sobre a intervenção e os valores envolvidos, no período pré ao pós cirúrgico.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), existem mais de 6,4 milhões médicos habilitados em cirurgia plástica. Por isso, é importante reforçar que apenas um profissional com essa especialização pode realizar procedimentos de reparação ou estética.
Desse modo, é importante obter referências e pesquisar o histórico do cirurgião, visto que muitos profissionais não qualificados disponibilizam o serviço e executam procedimentos que podem resultar em sequelas graves e até óbitos.
Então procure saber mais sobre os profissionais no portal da SBCP ou ainda no aplicativo (disponível para Android e IOS). Além disso, o Conselho Regional de Medicina da sua região pode colaborar com informações, por isso entre em contato nos canais de atendimento e fique seguro sobre o médico que irá consultar.
Vale reforçar a importância de encontrar um cirurgião plástico habilitado, experiente e que conseguirá orientar o paciente sobre os cuidados necessários antes e depois da cirurgia.
Cabe a esse profissional a recomendação de exames, o detalhamento dos procedimentos que serão feitos, o local e a equipe médica que o acompanhará durante a cirurgia, o tempo previsto para recuperação e quais os resultados esperados.
A fase de preparação é muito importante, pois, nela serão realizados exames para verificação do histórico médico completo da(o) paciente. Dessa maneira serão identificadas: doenças preexistentes, cirurgias realizadas anteriormente, possíveis alergias ou reações adversas à anestesia.
Do mesmo modo, serão verificados os medicamentos de uso regular, histórico de consumo de álcool, tabagismo e quaisquer tipos de drogas. A partir das informações coletadas será possível explicar com maiores detalhes os riscos aos quais o paciente estará exposto, se continuar a consumir essas substâncias.
Vale lembrar que um percentual considerável do sucesso de uma cirurgia depende da postura do paciente, que deve seguir rigorosamente as orientações do médico responsável.
Conforme citado anteriormente, a efetividade do procedimento dependerá da tanto do médico quanto do paciente. Por isso, o período pós-operatório exigirá uma dose extra de comprometimento e atendimento às orientações prescritas pelo cirurgião.
Afinal, o período pós-operatório exige cuidados especiais para que a reabilitação seja a melhor possível. Nesse período, o organismo precisará de nutrientes e energia para se fortalecer e retomar o funcionamento habitual.
Nesse sentido, dependendo do histórico do paciente e da cirurgia realizada, o médico recomendará dietas específicas e procedimentos como drenagens linfáticas. É importante destacar que esse tipo de massagem é muito eficaz na eliminação de líquidos retidos após o procedimento, além de diminuir o desconforto e o inchaço na região operada.
Complementando as orientações do pós-operatório estão o uso de roupas íntimas especiais, medicamentos, protetor solar, suspensão de exposição ao sol, atividade físicas e o hábito de dirigir. Portanto, nessa fase, a(o) paciente deve focar os esforços em exercícios respiratórios, ingestão de líquidos, cuidados de assepsia no local da cicatriz, medicamentos indicados para controlar a dor e muito repouso.
Segundo o último censo nacional da SBCP, houve um crescimento de 25% nas cirurgias estéticas e 9,3% nos procedimentos reparadores. Por um lado, é positivo que a população tenha acesso a cirurgia plástica e conquiste essa realização pessoal.
Em contrapartida, é importante esclarecer que esse tipo de procedimento cirúrgico não é simples e pode ter riscos. Dessa maneira, os cuidados antes e depois da cirurgia são fundamentais para que o paciente alcance os resultados esperados.
Para que isso seja possível, a(o) paciente conta com o apoio e orientação do cirurgião plástico, que será o responsável por acompanhar e monitorar todo o processo. Com esse entendimento, o profissional precisará ter acesso a rotina do indivíduo durante o período de recuperação, já que em alguns casos, serão necessárias mudanças temporárias, mas muito importantes na prevenção de complicações.
Sendo assim, elencamos algumas orientações que devem ser seguidas rigorosamente, confira quais são:
As duas decisões mais importantes para a pessoa que deseja realizar uma cirurgia plástica é definir a data e encontrar o cirurgião que realizará o procedimento tão desejado e esperado.
Por esse motivo, é importante pesquisar o profissional que ficará responsável pela cirurgia. O primeiro passo é acessar o site da SBCP, uma plataforma multimídia que reúne todos os cirurgiões plásticos certificados no território nacional.
Do mesmo modo, outra fonte confiável são os Conselhos Regionais de Medicina do estado onde a pessoa mora. Lembrando que para médicos habilitados para exercerem a atividade de cirurgia plástica devem ser associados e manter registro nas entidades citadas.
A fim de contribuir para esse período tão importante do paciente, trouxemos mais dicas de esclarecimento:
Em resumo, seu corpo e sua saúde são os seus maiores patrimônios, portanto, cuide-se e invista esforços e recursos em projetos que proporcionarão mais qualidade de vida.
Depois de ter acesso a informações detalhadas sobre os procedimentos, vamos conversar sobre aquela cirurgia plástica tão desejada?
Aguardamos seu contato e para mais informações, acesse o site e as redes sociais da Clínica Athenee.