O que é ritidoplastia frontal?

Tecnicamente conhecida como ritidoplastia, a cirurgia da face é um procedimento cirúrgico para melhorar sinais visíveis de envelhecimento no rosto e no pescoço tais como:

Procedimentos de rejuvenescimento tipicamente executados juntamente com o lifting de face são o lifting de testa, para corrigir a flacidez ou testa franzida, e cirurgia de pálpebras, para rejuvenescer os olhos.

O que faz?

Sendo uma cirurgia estética, o facelift não muda sua aparência e não para o processo de envelhecimento.

Indicações:

O facelift só pode ser realizado cirurgicamente; tratamentos não cirúrgicos de rejuvenescimento não proporcionam os mesmos resultados, mas podem ajudar a retardar o momento em que o facelift torna-se adequado, além de complementar os resultados da cirurgia.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, orienta: “A cirurgia da face é um procedimento altamente individualizado e você deve fazê-lo para si mesmo, não para satisfazer os desejos de outra pessoa ou para se adaptar a qualquer tipo de imagem ideal”.

Quem pode ser submetido(a) ao procedimento:

Para submeter-se ao procedimento é desejável que o(a) paciente:

O que é preciso saber antes do procedimento?

O sucesso e a segurança do procedimento dependem muito da sinceridade do(a) paciente durante a consulta. O cirurgião fará questionamentos sobre a saúde, desejos e estilo de vida.

Etapas do procedimento

Etapa 1 – Anestesia

Medicamentos são administrados para o conforto do(a) paciente durante o procedimento cirúrgico. As opções incluem sedação intravenosa e anestesia geral. O cirurgião e o anestesiologista irão recomendar a melhor para cada caso.

Vários outros procedimentos podem melhorar ainda mais o resultado do facelift, incluindo:

Etapa 2 – Incisão

Dependendo do grau de mudança desejada pelo(a) paciente, as opções de cirurgia de ritidoplastia incluem um lifting tradicional, lifting com incisão limitada ou Iifting de pescoço. Uma incisão de lifting tradicional muitas vezes começa no couro cabeludo na região temporal, continua em torno da orelha e termina na parte inferior do couro cabeludo. A gordura pode ser esculpida ou redistribuída na face, na papada e no pescoço. O tecido subjacente é reposicionado comumente nas camadas mais profundas da face e os músculos são elevados. Uma segunda incisão abaixo do queixo pode ser necessária para melhorar o aspecto de envelhecimento no pescoço. Suturas ou adesivos de pele são usados para fechar as incisões.

Facelift tradicional

Uma alternativa ao facelift tradicional utiliza incisões menores na região temporal, continuando em torno da orelha e possivelmente dentro das pálpebras inferiores ou sob o lábio superior. Papada, pele flácida no pescoço e acúmulo de gordura sob o queixo podem ser corrigidos com lifting de pescoço. A incisão de lifting de pescoço começa muitas vezes na frente do lóbulo da orelha, passando por trás da orelha, terminando na parte inferior do couro cabeludo.

Etapa 3 – Fechando as incisões

Uma vez cicatrizada, as linhas de incisão do lifting ficam bem escondidas no couro cabeludo e nos contornos naturais do rosto e do ouvido.

Etapa 4 – Resultados

Os resultados do facelift aparecem com a diminuição do inchaço e dos hematomas. O resultado final não só restaura a aparência, deixando-a mais jovem e descansada, mas também pode ajudar na recuperação da autoestima.

Quando o procedimento for finalizado, uma bandagem pode ser colocada delicadamente em torno do rosto para minimizar o inchaço e os hematomas. Um dreno pode ser temporariamente colocado sob a pele para drenar qualquer excesso de sangue e de fluido que possam acumular.

Serão recomendados cuidados com o local da cirurgia, tais como: prescrição de medicamentos para aplicar ou tomar por via oral para ajudar na cicatrização e reduzir o risco de infecção, cuidados específicos não só com o local da cirurgia, mas também com a saúde geral, e acompanhamento pós-operatório com o cirurgião plástico.

Resultados esperados

Pode levar vários meses para que o inchaço desapareça e até seis meses para que as linhas de incisão fiquem com aparência normal. Proteção solar permanente ajuda a manter a aparência rejuvenescida, minimizando o envelhecimento ou danos do sol. Além disso, um estilo de vida saudável também ajuda a prolongar os resultados obtidos com a cirurgia, dando-lhe aparência rejuvenescida e jovem, com melhora da aparência e da autoestima.