O que é Toxina Botulínica?

A forma cosmética da toxina botulínica é uma injeção não cirúrgica que temporariamente reduz ou elimina linhas de expressão, rugas na testa, pés de galinha perto dos olhos e bandas grossas no pescoço.

A toxina botulínica é uma das substâncias mais importantes no campo do rejuvenescimento facial. Parecida com o lifting cirúrgico, esta substância é a forma mais popular de redução de rugas faciais.

Sorrir, franzir a testa, apertar os olhos e até a mastigação. Basicamente qualquer movimento facial pode eventualmente levar aos sinais mais comuns de envelhecimento: rugas. As rugas fazem você parecer cansado ou até irritado quando não está. Uma das soluções mais rápidas e mais seguras para remover as rugas é a injeção de toxina botulínica.

A toxina botulínica do tipo A e do tipo B são substâncias purificadas, derivadas a partir de uma bactéria. A injeção dessa substância bloqueia os sinais nervosos musculares, enfraquecendo o músculo de modo que não se contraia, diminuindo as rugas faciais indesejadas. A C pode ser combinada com demais procedimentos cosméticos da pele tais como peelings químicos, preenchimentos dérmicos ou microdermoabrasão para melhorar ainda mais os resultados. Esta combinação de terapias pode ainda ajudar a prevenir a formação de novas linhas e rugas.

Quem pode realizar o procedimento

A aplicação da injeção de toxina botulínica pode parecer um procedimento simples, mas na verdade é uma arte e ciência que só um experiente profissional das áreas da cirurgia plástica ou da dermatologia deve realizar.

Há 43 músculos na face e é vital que a pessoa que aplica as injeções de toxina botulínica entenda e identifique os pontos corretos para otimizar seu tratamento.

Como é o procedimento?

Uma agulha muito fina é usada para injetar pequenas quantidades de toxina botulínica em músculos específicos. Escolhendo cuidadosamente os músculos específicos, o médico enfraquece apenas os músculos produtores de rugas, preservando suas expressões faciais. A aplicação da injeção de toxina botulínica geralmente leva menos de 15 minutos. O número de injeções que cada pessoa precisará irá depender de vários fatores, incluindo as suas características faciais e a extensão de suas rugas. Pés de galinha, por exemplo, exigem geralmente 2-3 injeções. Sulcos acima da sobrancelha podem precisar de cinco ou mais injeções. Não é necessário aplicar anestesia. Não há tempo de repouso ou de recuperação. Os resultados são notados dentro de alguns dias, no entanto pode demorar até uma semana para se ter o efeito completo. Esta melhora normalmente dura cerca de três à quatro meses. Quando os efeitos da toxina botulínica começam a desaparecer, os músculos reagem e as rugas reaparecem.

Considerações, riscos e recuperação

As atividades normais podem ser retomadas imediatamente após o procedimento, mas é importante seguir alguns cuidados.

Não esfregar ou massagear as áreas tratadas, pois pode causar a migração da toxina botulínica para outra área do rosto. Se isto acontecer, pode ocorrer fraqueza facial temporária ou ptose.

Embora o procedimento seja geralmente seguro, efeitos colaterais e complicações podem ocorrer, tais como:

Indicações

A toxina botulínica não vai resolver todos os tipos de problemas de pele. Por exemplo, ao mesmo tempo que pode diminuir rugas sob os olhos, não é possível reparar os danos causados pelo sol. A espessura da pele, o tipo e o grau de enrugamento desempenham papel importante na determinação da eficácia da toxina botulínica. Um cirurgião plástico qualificado é a melhor pessoa para avaliar a adequação do tratamento para cada pessoa.

Cuidados

Para se certificar de que o cirurgião plástico é qualificado, verificar se ele é especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.

Atenção: Em mãos erradas ou inexperientes, a toxina botulínica torna-se um perigo. Além de procurar por um médico treinado e qualificado em cirurgia plástica, é preciso certificar-se de que o profissional tem experiência específica com estes tipos de procedimentos.

Quais são os efeitos da intoxicação pela toxina botulínica?

A toxina botulínica é um veneno natural muitíssimo mais poderoso que o cianureto, mas a dosagem aplicada para fins terapêuticos e estéticos é muito pequena e incapaz de desencadear as reações do envenenamento. Na verdade, ela é o mais potente veneno conhecido. A intoxicação alimentar pela toxina botulínica, no entanto, é uma condição extremamente grave e frequentemente fatal, que causa uma paralisia muscular progressiva incurável, que pode afetar a musculatura respiratória e levar à morte. Por esse motivo antes de submeter-se ao tratamento faça uma consulta com um profissional habilitado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP a realizar o procedimento.

Sugestões de perguntas ao Cirurgião Plástico

Opções de toxina botulínica aprovadas pela Anvisa

Botox, Dysport, Xeomin, Prosygne e Botulift